O arranque das novas mega-alianças no transporte marítimo, no passado 1 de Abril, tem impulsionado a procura de mais e maiores navios porta-contentores nas rotas Este-Oeste. A conclusão é da Alpahliner.

Alphaliner

Pelas contas da consultora, nas rotas Ásia-Europa, trans-Pacífico e transatlântico, os navios aumentarem 4% em número e 5% em capacidade face a Março.

No que se refere ao alinhamento de navios planeado para o pico do Verão, a capacidade deverá ser 2% maior este ano do que em 2016, segundo a consultora. Pelo contrário, o número absoluto de navios deverá cair, tendo em conta a maior dimensão das embarcações.

De acordo com a Alphaliner, a capacidade perdida, em Setembro, no Este-Oeste, após o colapso da Hanjin Shipping, foi restaurada com os novos serviços lançados a 1 de Abril pelas alianças 2M + HMM, Ocean Alliance e THE Alliance, bem como por vários transportadores independentes, incluindo a recém-chegada SM Line.

Um total de 913 navios será utilizado nas três rotas Este-Oeste a partir deste mês, em comparação com 879 em Março de 2017 e 938 em Agosto de 2016.

Uma análise da distribuição de navios por capacidade mostra aumentos significativos no segmento de 14 000-20 000 TEU, bem como no de 5 500-10 000 TEU, enquanto o segmento de 10 000-13 300 TEU “encolhe”, tal como o de 3 000-5 100 TEU.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>