A Polícia do Reino Unido pode, desde 1 de Novembro, aplicar multas de até 300 libras (338,9 euros) aos motoristas que realizem o seu descanso semanal completo de 45 horas nas cabinas dos camiões quando estacionados em zonas não autorizadas, e imobilizar os veículos.

Motoristas em descanso

A Polícia pode ainda impor multas aos motoristas profissionais por infracçõescometidas nos últimos 28 dias de trabalho, independentemente de tais infracções terem ocorrido nas estradas do Reino Unido ou não, até um máximo de cinco infracções aos tempos de condução e de repouso.

De acordo com as autoridades britânicas, no ano passado, apenas no condado de Kent (onde se situa o porto de Dover), houve actuações legais contra 3 700 camiões estacionados em zonas irregulares para os motoristas fazerem as suas pausas.

A Driver & Vehicle Standards Agency considera que o descanso na cabine não só não melhora a atenção dos motoristas profissionais como os sujeita a condições de vida inadequadas.

Além disso, conclui a mesma entidade, os motoristas, durante o tempo de descanso semanal, “causam ruído e desconforto para os moradores das áreas onde estacionam”.

As estatísticas indicam que 40% dos acidentes rodoviários no Reino Unido causados pelo adormecimento ao volante do condutor têm um veículo comercial (ligeiro ou pesado) como um dos intervenientes.

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.