A Comissão Europeia pretende implementar até 2019 um espaço aéreo comunitário para o controlo de drones que voem até 150 metros de altura.
drones

O novo espaço aéreo para drones será designado Uspace. A Comissão Europeia estima que o mercado de drones vai crescer muito nos próximos anos, atingindo 10 000 milhões de euros em 2035.

A comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, indica que esta tecnologia irá significar o desenvolvimento de novos serviços para os cidadãos e novos modelos de negócios. Bulc considera, neste contexto, que a União Europeia deve desenvolver “quadros adequados para que este mercado floresça”.

No presente, a legislação europeia só regula drones de mais de 150 kg. Abaixo daquele peso, são os Estados-Membros os responsáveis pelo controlo dos dispositivos.

De salientar que a AESA, a agência europeia de Segurança Aérea, está actualmente a trabalhar com os países e a indústria da UE para definir regras de segurança proporcionais aos riscos de operações.

Recorde-se que ainda recentemente foram vários os casos de aviões que tiveram problemas com drones nas zonas de aproximação aos aeroportos de Lisboa e Porto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>