30 associações europeias da área dos transportes aproveitaram hoje o primeiro dia da Conferência “Interligar a Europa”, em Tallin, para lançarem uma campanha pela continuação do CEF no período 2021-2028.

logo_more-eu-buget-email

Sob o mote “More EU budget for transport, the best investment plan for Europe”(“Mais orçamento da UE para os transportes, o melhor plano de investimentos para a Europa”, numa tradução livre), as 30 entidades alertam para o facto de as verbas do CEF estarem praticamente esgotadas e serem ainda necessários vultuosos investimentos para cumprir o programa relativo à rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T).

Em termos concretos, dizem as associações, serão necessários 750 mil milhões de euros para completar a rede core, como previsto, até 2030.

Os promotores da campanha sustentam que os investimentos em infra-estruturas de transportes têm um grande retorno social, ainda que nem sempre isso se traduza num retorno do investimento. Daí a importância dos apoios do CEF.

Entre as 30 associações signatárias da campanha hoje lançada contam-se a ESPO, Feport, CLECAT, ECASBA, ESC, IRU, ECSA, UNIFE e Europlatforms.

O CEF Transportes foi lançado em 2013 com um orçamento de 23,3 mil milhões de euros. Actualmente já só estão disponíveis dois mil milhões.

Para sustentar a sua campanha, as 30 associações de transportes editaram um documento no qual resumem o essencial das suas posições.

»  CEF Transportes praticamente sem dinheiro

 

Os comentários estão encerrados.