O complexo portuário Haropa, que inclui os portos franceses de Le Havre, Rouen e Paris, cresceu 6% em termos de tráfego marítimo total e 15% na movimentação de contentores no ano passado. A entidade considera o resultado da Haropa o “melhor dos portos do Norte da Europa em 2017”.

Os terminais dos três portos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos três milhões de TEU de importação e exportação no ano passado. Quanto aos transbordos, a Haropa indica que cresceu 39% em 2017, também para máximos históricos.

O eixo portuário também destaca ainda o crescimento em outros segmentos de tráfego, como o ro-ro, com um aumento de 18% nos serviços de importação e exportação, ou o tráfego de graneis líquidos, que cresceu 5%.

Estes resultados reforçam a importância da Haropa entre os portos do Norte da Europa. Nos últimos sete anos, a quota de mercado do eixo portuário gaulês aumentou de 5,86%, em 2011, para quase 7%, em 2017.

Quanto ao novo ano, as expectativas são positivas. “Os resultados e a ambição mostram que a Haropa cumpre todas as condições para continuar o seu crescimento em 2018”, indicam desde a entidade.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*