A Hyundai Merchant Marine (HMM) desmentiu ter pedido ao Korea Development Bank (KBD) um financiamento de nove mil milhões de dólares para chegar a número oito mundial no transporte marítimo de contentores num prazo de cinco anos.
Notícias vindas a público na Coreia do Sul dão conta de que a HMM terá encomendado à AT Kearney um estudo sobre os investimentos necessários para, pelo menos, igualar a Yang Ming no ranking mundial.
A consultora terá apontado necessidades de investimento de cerca de nove mil milhões de dólares, destinando-se cinco mil milhões à compra de navios, 2,9 mil milhões à aquisição de contentores e 900 milhões à compra de terminais no estrangeiro.
Em consequência, e segundo as mesmas fontes, a HMM teria solicitado o apoio do KBD, controlado pelo Estado sul-coreano, que financiaria o projecto de expansão da companhia.
Comentando as notícias, a HMM confirmou que equacionou várias opções para crescer como operador global, mas negou que tenha sido decidido qualquer montante de investimento, ou que tenha sido solicitado qualquer financiamento ao KBD.
Actualmente, de acordo com o ranking elaborado pela Alphaliner, a HMM ocupa o 15.º lugar entre os maiores transportadores marítimos de contentores, com perto de 345 mil TEU de capacidade.