A Lufthansa Cargo registou um prejuízo de 50 milhões de euros no ano fiscal de 2016, um número que compara com os lucros de 73,5 milhões do ano anterior.

Lufthansa CargoLufthansa Cargo

Em 2016, as receitas da Lufthansa Cargo caíram 11,5%, para 2,1 mil milhões de euros. E no entanto, as toneladas-km voadas mantiveram-se estáveis em 8,3 mil milhões. E a taxa média de ocupação foi no ano passado de 66,8%, 0,5 pontos percentuais acima do exercício anterior.

As difíceis condições de mercado, associadas à sobrecapacidade de oferta, que baixou o preço médio das tarifas, foram dos principais factores para o desempenho da área de carga da companhia alemã.

Outro factor apontado pela Lufthansa é a reestruturação em curso. Os responsáveis pela companhia alemã contabilizam um total de 32 milhões de euros com essa reestruturação no âmbito do programa de corte de custos C40.

O porta-voz da companhia, Andreas Pauker, realçou que as indemnizações para cortar cerca de 800 postos de trabalho tiveram um impacto negativo nas contas de 2016 e que só terão impacto positivo no corte de custos a partir de 2018.

As previsões da Lufthansa Cargo para 2017 são de algum optimismo, mas moderado. Os responsáveis pela companhia indicam que já se está a registar um aumento das cargas movimentadas e que o impacto do C40 já se deverá começar a notar neste exercício.

“Há muito trabalho a ser feito este ano, pois planeamos tornar o transporte aéreo ainda melhor e mais eficiente. Demos os primeiros passos decisivos nesse sentido, como ajustar a nossa estratégia para tornar a nossa companhia mais magra e alargar a nossa gama de produtos”, referiu, em declarações ao “CargoForwarder Global”, o CEO da Lufthansa Cargo, Peter Gerber.

A Lufthansa Cargo gere a capacidade de carga dos aviões da Lufthansa, Eurowings e Austrian Airlines e também a frota própria de aviões cargueiros: 14 Boeing (entre eles cinco B777) e 12 MD11.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>