A cidade sueca de Malmö venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2016. Lisboa foi finalista derrotada, a par de Skopje (Macedónia).

Bike sharing

A vitória de Malmö foi justificada pelas iniciativas de promoção da mobilidade suave, com prioridade aos peões e aos ciclistas. Exemplos: a transformação de uma das principais ruas comerciais numa zona de peões, ou a criação de um sistema de bike-sharing com 500 bicicletas distribuídas por 50 pontos.

Malmö é a a terceira maior cidade sueca. O júri apreciou também favoravelmente o envolvimento do comércio local na promoção da mobilidade inteligente e sustentável, além da política de comunicação e diálogo das autoridades com as populações.

Bruxelas venceu na logística

Já Bruxelas arrebatou o 5.º Prémio para o Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável na área da logística.

A capital belga foi reconhecida por ter desenvolvimento uma estratégia para a distribuição urbana de mercadorias que se integra bem com a mobilidade das pessoas.

O júri distinguiu, nomeadamente, o apoio público às iniciativas privadas de racionalização dos processos de distribuição, como sejam as plataformas de consolidação/desconsolidação urbanas que reduzem as deslocações, com isso diminuindo o congestionamento e as emissões.

Na corrida ao prémio estavam também Budapeste e Estocolmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>