A rota Ásia-Europa deverá contar com porta-contentores com capacidade para 24 000 TEU entre 2019 e 2020, de acordo com a Alphaliner. A consultora avisa que as encomendas de navios MGX23 e MGX24 pela CMA CGM e MSC poderão ser o arranque de uma nova onda de navios Megamax.

MSC - Porto de Sines - Terminal XXI

A classe Megamax surgiu em 2013, com a entrega do Maersk McKinney Moller, com 18 340 TEU. De então para cá, foram várias as encomendas destes mega-navios, alguns com aumentos de capacidade para mais de 21 000 TEU, mas quase sempre com a configuração de 400 [comprimento] por 59 [largura] metros da primeira geração da Classe Triple-E da Maersk Line.

A Alphaliner avisa que isso está prestes a mudar. “Embora as especificações exactas das embarcações ainda não tenham sido tornadas públicas, a Alphaliner acredita que tanto a MSC como a CMA CGM escolheram navios MGX24 com capacidades nominais de mais de 22 000 TEU para as suas próximas fase de expansão da frota principal”, indica a consultora.

As encomendas de 11 MGX24 pela MSC e de nove pela CMA CGM sugerem que em 2020 dois serviços semanais Extremo Oriente-Europa serão operados com esta tonelagem.

“A MSC deverá implantar todos os navios numa única rotação de onze semanas dentro da Aliança 2M”, explica a Alphaliner. “As nove unidades alimentadas a GNL da companhia francesa poderão navegar numa rotação de 12 semanas, onde estariam acompanhadas pelos três navios-gémeos MGX23 com 20 656 TEU que a CMA CGM tem actualmente em construção no [estaleiro] HHIC, nas Filipinas, para entrega em 2018”, acrescenta a consultora.

Mesmo comprimento, mais largura

Embora mantenham um comprimento aproximado dos mega-navios actuais, as embarcações MGX24 terão mais uma fila de largura, aumentado a boca do navio para 61,4 metros. Aliás, o número na “referência” surge do design com 24 compartimentos, largura de 24 filas de deck e altura de 24 níveis de contentores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>