A P&O Ports, subsidiária da DP World especializada em terminais portuários polivalentes de média dimensão, é a nova concessionária do terminal de contentores do porto francês de Sète.
Vues  Aeriennes  FRONTIGNAN  SETE

Três empresas responderam ao concurso, tendo a administração portuária optado pela P&O Ports, não só pelo seu prestígio mas também pelo facto de ser independente de companhias de transporte marítimo.

O acordo de três anos abrange a exploração de uma área de dois hectares com possibilidade de extensão a longo prazo e uma opção sobre seis hectares adicionais. O terminal tem quatro postos de atracação, quatro posições para navios ro-ro, e 140 tomadas para contentores refrigerados.

A P&O Ports tem como objectivo para o primeiro ano movimentar 20 000 a 30 000 TEU no porto francês, mas pretende atingir uma produção anual de 60 000 TEU dentro de três anos

Sète não tem linhas regulares de contentores desde o regresso a Fos Sur Mer, no final de 2011, do serviço semanal da Zim e da Cosmed, e do fim, em 2013, da escala da Cosiarma, com origem em Israel.

Sète concluiu 2016 com um tráfego de 3,8 milhões de toneladas. No primeiro semestre de 2017, o tráfego aumentou 2% face ao primeiro semestre do ano passado, totalizando 1,9 milhões de toneladas.

O porto francês espera, agora, aumentar os tráfegos ainda mais. Outros desenvolvimentos são esperados para breve, como a criação de uma zona intermodal com um terminal Modhalor para responder à procura do grupo turco Ekol. Esta nova infra-estrutura ferroviária complementará o serviço semanal lançado no final de 2016 pela VIIA entre Sète e Noisy Le Sec.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>