Trinta e nove projectos de 20 países foram pré-seleccionados na primeira chamada “blending” do CEF (Mecanismo Interligar a Europa). Portugal não surge na lista.

rgin-1311-TEN-T map

 

 

Mil milhões de euros é o montante global dos apoios a conceder pela União Europeia aos projectos seleccionados na chamada do CEF lançada a 8 de Fevereiro e que terminou a 14 de Julho. Desta feita, os apoios revestirão a forma de garantias, uma vez que o objectivo desta chamada “blending” é combinar o co-financiamento do CEF com o de outros mecanismos financeiros da UE, do BEI, de bancos de fomento nacionais e de de investidores privados.

Os mil milhões de euros a conceder por Bruxelas deverão espoletar um investimento global, público e privado, de 4,5 mil milhões de euros, calcula a Comissão.

Os projectos relativos à rede ferroviária europeia concentram a “fatia de leão” dos incentivos a conceder (719,5 milhões de euros). Seguem-se a descarbonização e modernização dos transportes (99,6 milhões de euros), os portos marítimos (78,9 milhões de euros) e as vias navegáveis interiores (44,7 milhões).

Nesta primeira chamada foram apresentadas 68 propostas de investimento, que implicavam a concessão de 2,2 mil milhões de euros de co-financiamento do CEF.

Os 39 projectos eleitos foram apresentados por 20 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia. Portugal não surge na lista.

A segunda chamada “blending”do CEF já está a decorrer, fechando o período de apresentação de candidaturas em Abrilde 2018. O orçamento disponível será agora de apenas 350 milhões de euros.

 

Tags:

Este artigo tem 1 comentário

  1. É a última prova da incompetência do ministro dos transportes como tinha escrito aqui há pouco tempo !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>