A VIIA aumentou para cinco as frequências semanais, em cada sentido, do serviço intermodal entre Le Bolou, junto à fronteira francesa com Espanha (Girona), e Antuérpia. O tempo de trânsito é de 48 horas.
Este aumento do serviço é possível graças à ampliação, inaugurada esta semana, do terminal de Bettembourg (Luxemburgo). Resultado de um investimento superior a 200 milhões de euros, esta operação multiplicou por quatro a capacidade do terminal.
O Luxemburgo apresenta-se, assim, como um ponto nodal da rede ferroviária que liga agora o Sul com o Norte até Antuérpia e que, ao longo de 2017, poderá ser ampliado, a Sul, até Barcelona.
A auto-estrada ferroviária Bettembourg-Le Boulou registou, de acordo com a VIIA, uma taxa média de ocupação superior a 91% em 2016, com 1 500 milhões de toneladas quilométricas transportadas, o que representa 67 milhões de quilómetros percorridos por camiões em caminho-de-ferro.
Entretanto, a VIIA retomou, em Fevereiro, a operação da VIIA Brittanica, a auto-estrada ferroviária que liga o terminal de Le Boulou a Calais, após sete meses de interrupção devido aos problemas de segurança junto ao porto da Mancha. A taxa de ocupação média diária deste serviço, que tem uma rotação por dia, é de 65%, segundo a VIIA.