Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

117 comboios para a CP “na fase final da adjudicação”

por T&N
23/10/2023
em Mobilidade
3
117 comboios para a CP “na fase final da adjudicação”
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O concurso para comprar 117 automotoras eléctricas para a CP, por 819 milhões de euros, está na fase final de adjudicação, revelou hoje o ministro das Infraestruturas.

“Estamos na fase final da adjudicação do maior contrato de sempre de aquisição de comboios – são 117 -, e contamos fechar muito rapidamente”, disse João Galamba, durante uma sessão sobre o ponto de situação da modernização da Linha do Algarve.

Em causa está o concurso lançado em Dezembro de 2021 pela CP, naquilo que o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, classificou como a “maior compra de sempre” da operadora.

Na altura, o Governo esperava que o primeiro comboio chegasse em 2026 e que a totalidade das composições estivesse em circulação em 2029.

“Com este investimento na infra-estrutura e no material circulante, aquilo que queremos, de facto, é ultrapassar o abandono relativo da ferrovia durante muito tempo – demasiado tempo – e dotar o nosso país de um sistema moderno, fiável, seguro e não poluente”, destacou João Galamba, em Olhão.

O ministro, acompanhado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e por autoridades locais, viajou de comboio desde Faro, num curto percurso de cerca de 12 minutos.

João Galamba garantiu que a obra de electrificação da Linha do Algarve, que está a ser desenvolvida pela Infraestruturas de Portugal (IP) em dois troços – Faro-Vila Real de Santo António (56 quilómetros) e Tunes-Lagos (45 quilómetros) -, será concluída no próximo ano.

“Contamos ter esta electrificação concluída durante o ano de 2024 e tentaremos que aconteça tão cedo quanto possível. É possível terminar ainda no primeiro semestre. Já sabemos como estas coisas são, não me quero comprometer com uma data, mas [será] seguramente no ano de 2024”, afirmou.

Inicialmente, o Ferrovia 2020 previa a conclusão dos trabalhos em Agosto de 2021, pelo que a previsão do ministro aponta para um atraso de três anos.

A obra permitirá a redução do tempo de percurso dos serviços regionais em 25 minutos entre Lagos e Vila Real de Santo António.

O presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, sublinhou no seu discurso que a empresa vai fechar o ano de 2023 com mais de 500 milhões de euros em investimento ferroviário.

“Em 2022, fechámos com 417 milhões de euros [de investimento ferroviário]. Temos vindo a aumentar sistematicamente o esforço de investimento ferroviário. Mesmo descontando o efeito de taxa de inflação, 2022 foi um ano de pico de investimento ferroviário e 2023 fechará acima dos 500 milhões de euros. Portanto, será um pico acima do pico de 2022”, anunciou o responsável.

Notícias Relacionadas

Linha do Algarve em obras entre Tunes e Lagos
Infra-estruturas

Linha do Algarve em obras entre Tunes e Lagos

27/06/2022
Governo antecipa para 2020 electrificação da Linha do Algarve
Infra-estruturas

Linha do Algarve: Tunes – Lagos custa 25,4 milhões

03/03/2022
Electrificação da Linha do Algarve vai avançar
Infra-estruturas

Comboio Algarve-Sevilha é uma “prioridade”, diz o ministro

02/11/2021
A seguir
Sines cobra taxa aos comboios de mercadorias

Porto de Sines justifica "portagem" ferroviária

Comentários 3

  1. luis pereira says:
    2 anos atrás

    Também a linha da Beira Alta era prioridade e já leva quase 9 anos de obra como aeroporto de Lisboa que não aceita o novo HUB da DHL, etc

  2. luis pereira says:
    2 anos atrás

    Também a linha da Beira Alta era prioridade e já leva quase 9 anos de obra como aeroporto de Lisboa que não aceita o novo HUB da DHL, etc e a da Beira Alta talvez termine em 2024, etc, etc

  3. luis pereira says:
    2 anos atrás

    O abandono da ferrovia foi feito por Sócrates e Costa como todos sabem, agora queixam-se !? Nem a linha da Beira Alta, de Cascais, etc, acabaram !?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

19/05/2025
Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

19/05/2025
CMA CGM perdeu metade das receitas no trimestre

CMA CGM lucrou mais 42% no trimestre

19/05/2025
Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

19/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados