Cerca de 1 200 navios porta-contentores, ou 20% da frota actual, contam já mais de 20 anos, calcula a Alphaliner.
Juntos, esses 1 200 navios representam uma capacidade de transporte de 2,9 milhões de TEU, ou cerca de 10,5% do total mundial (27,6 milhões de TEU), ainda de acordo com a Alphaliner.
Ou seja, trata-se, na maioria dos casos, de navios de pequenas dimensões. Apenas 314 terão uma capacidade de transporte de 3 000 TEU ou mais, ficando os restantes 886 abaixo desse patamar.
As companhias de navegação detêm 680 desses navios, enquanto pouco mais de 500 são propriedade de armadores não operadores.
Considerando a sua idade e a capacidade média de transporte, tudo parece apontar para que esses navios venham a encaminhar-se em breve para o desmantelamento. O que poderá ajudar a minorar os problemas de excesso de capacidade, por um lado, e de cumprimento das novas regras de emissões, por outro.
Na verdade, segundo a Alphaliner, poucos desses navios foram sujeitos a melhoramentos para reduzir as suas emissões, e menos de 100 foram equipados com scrubbers.