O aeroporto de Madrid – Barajas vai ser ampliado para fortalecer-se como hub para a América Latina e crescer na Ásia.
O plano de investimentos no aeroporto de Madrid já tinha sido anunciado pela Aena, a gestora aeroportuária, em Setembro passado, mas foi agora reafirmado pelo primeiro-ministro espanhol, no decorrer da Fitur.
Serão aplicados 2,4 mil milhões de euros, no que Pedro Sánchez classificou de “maior investimento da última década nas infra-estruturas aeroportuárias”.
Cerca de 1,7 mil milhões de euros destinar-se-ão aos terminais T4 e T4S, enquanto os restantes 700 milhões destinar-se-ão aos terminais T1, T2 e T3, que na pática deverão passar a funcionar como um só.
Em 2031, com a expansão concretizada, o aeroporto de Madrid terá capacidade para movimentar 90 milhões de passageiros. No ano passado contaram-se 60,2 milhões, 18,9% mais do que em 2022 mas ainda abaixo de 2019.
“Fortalecer a liderança do hub com a América Latina” e impulsionar as ligações com a Ásia apoiando “ao máximo as companhias aéreas que operaram para aquele continente” são os objectivos assumidos e anunciados pelo chefe do governo espanhol.
Carga aérea a crescer
A carga também deverá beneficiar da ampliação do aeroporto e do aumento de ligações aéreas, defendeu o vice-presidente do Foro MadCargo, o fórum de carga aérea madrileno.
Citado pelo “El Mercantil”, Javier Arán falou numa “oportunidade para a carga aérea”, nomeadamente com a introdução de rotas de longo curso para a ÁSia.
No ano passado, o aeroporto da capital espanhola movimentou 643,5 mi, toneladas, o que representou um crescimento homólogo de 13,6%.
Em 2023, a Aena tentou, sem sucesso, lançar a primeira fase da Cidade Aeroportuária, com 32 hectares dedicados a actividades logísticas, mas mantém a intenção de avançar logo que possível.
É vergonhosa a incompetência e a corrupção no aeroporto de Lisboa, o PS impediu que a DHL construisse o seu HUB, já lá vão 10 anos, para dar à VINCI, em vez de permitir construir novo aeroporto
Foi mesmo PS de Sócrates & Costa & Medina que permitiram que Alta Lisboa ocupasse terrenos do aeroporto Lisboa impossibilitando a sua ampliação nomeadamente a construção do novo HUB – DHL !
Já é oficial, como ampliação do aeroporto Barajas em Madrid fica pronto antes do novo aeroporto de Lisboa iniciar a construção, Portugal perde o seu HUB para Espanha lol graças ao Sócrates & Costa & Pedro Nuno Santos, políticos destes, vai lá vai lol