O TRANSPORTES & NEGÓCIOS cumpre hoje, 11 de Setembro, 25 anos de edição. Obrigado a todos os que o tornaram possível.
Foi a 11 de Setembro de 1998 que saiu para a rua o primeiro número do TRANSPORTES & NEGÓCIOS. A manchete: “APDL vende equipamentos a privados”, num trabalho alusivo ao processo de concessão do terminal de contentores do porto de Leixões.
A criação do TRANSPORTES & NEGÓCIOS resultou da constatação de duas evidências: a importância dos Transportes para o desenvolvimento económico e social sustentado do País, e a pouca visibilidade e reconhecimento que o sector tinha nos media.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS nasceu, assim, com os objectivos que mantém até hoje: ser uma fonte de informação e formação sobre e para o sector, e servir de plataforma para troca e criação de conhecimentos. Sempre na mais estrita observância dos princípios deontológicos do jornalismo, profissão que abracei há já mais de quatro décadas e que exerci, antes desta aventura, em jornais de referência, alguns dos quais da dita imprensa “económica”.
Ao longo destes 25 anos, muitos são, felizmente, os motivos de orgulho com o rumo que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS levou. Desde logo, em 1999, a criação dos Seminários de Transportes – Marítimo, Rodoviário, Ferroviário e Aéreo -, sempre no Porto, todos os anos, e que nem a pandemia logrou interromper – se alguma mudança dela resultou foi o nascimento da PORTO MARITIME WEEK, evento único que arranca com a 4.ª edição no próximo dia 25.
A criação do TRANSPORTES & NEGÓCIOS resultou da constatação de duas evidências: a importância dos Transportes para o desenvolvimento económico e social sustentado do País, e a pouca visibilidade e reconhecimento que o sector tinha nos media.
Novidade foram também os PRÉMIOS DE CARGA T&N, que perduram e cujo Jantar de encerramento é há muito um “must” no meio. Como inovámos com a criação das newsletters. Fomos os primeiros do sector a lançar um site e uma newsletter electrónica. E os primeiros também a abandonar o papel e a apostar exclusivamente no digital.
É claro que nada disto seria possível sem a ajuda de muitos. Na impossibilidade de nomear todos, permito-me referir apenas os que foram decisivos para a génese do projecto. Desde logo, o João Luís de Sousa, à altura director-adjunto do semanário “Vida Económica”, que aceitou produzir e distribuir conjuntamente com a sua edição semanal as edições mensais do TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Mas também, e ainda antes, muito antes, o Luís Branco, da Trânsitos e Transportes, e o Luís Filipe Duarte, da Cargo, com quem colaborei e que muito me ensinaram.
Acrescem os muitos amigos que, ao longo de um quarto século, me ajudaram com sugestões e contactos, os que aceitaram ser oradores nos seminários, os que partilharam os seus conhecimentos em artigos de Opinião, os que participaram nos eventos, os assinantes e leitores em geral, os patrocinadores,…
Chegados aqui, sobre o futuro não digo “venham mais 25”, porque seguramente não estarei por aqui todo esse tempo. Mas uma coisa é certa: a matriz de fundação do TRANSPORTES & NEGÓCIOS manter-se-á inalterável.
Muitos Parabens ao fundadorcda T & N
Muito Parabéns a Fernando Gonçalves por ter fundado a T & N há 25 anos, bem haja pelo bom trabalho feito ao longo destes 25 anos !
Parabéns e longa vida ao Transportes & Negócios, ao Fernando e Ana Paula.
Muitos parabéns aos dois e votos das maiores felicidades. Continuem
Parabéns, Fernando, pelas bodas de prata do belíssimo projeto que é o T&N