A circulação ferroviária na Linha do Oeste, entre Malveira e Torres Vedras, será retomada a 5 de Janeiro, anunciou a Infraestruturas de Portugal.
Como se já não bastassem todos os incidentes verificados numa empreitada lançada a concurso em Julho de 2019, agora são os furtos de materiais e os actos de vandalismo a atrasar a reabertura à circulação da Linha do Oeste, entre Mira Sintra / Meleças e Torres Vedras.
O troço de cerca de 43 quilómetros foi encerrado ao tráfego ferroviário em Abril passado, por um período estimado de quatro meses, “por forma a garantir as melhores condições de execução da obra”, justificou então a IP. Em Agosto, a reabertura foi adiada para o final do ano, devido essencialmente às obras no túnel da Sapataria, foi dito pela gestora da infra-estrutura.ç
A intervenção no túnel da Sapataria – “que envolveu a reabilitação e reforço estrutural e o aumento da altura livre (gabarit) no interior do túnel, de forma a permitir a instalação da catenária de alimentação eléctrica dos comboios” – terminou em Novembro, mas no momento de verificar a conformidade das obras, “foram identificados diversos locais alvo de actos de vandalismo e furto de materiais, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação eléctrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e das Passagens de Nível instalados no longo deste troço”, justifica a IP.
Agora, os trabalhos de reposição dos cabos de sinalização das Passagens de Nível no troço Malveira – Torres Vedras deverão ficar concluídos até ao final do mês, estando já acordado com a CP a retoma do serviço de passageiros naqueles cerca de 25 quilómetros, “a partir do dia 5 de Janeiro de 2025”.
Mais complicada será a situação no troço inicial, entre Mira Sintra / Meleças e Malveira, “face à extensão dos danos verificados na estação de Meleças”, onde os trabalhos vão ainda prolongar-se, com a IP a prever que “a reabertura à exploração ferroviária (…) possa ocorrer durante o mês de Fevereiro.