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Home Notícias Infra-estruturas

25 milhões já passaram no Túnel do Marão

por T&N
09/05/2022
em Infra-estruturas
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Em seis anos (desde 8 de Maio de 2016), o Túnel do Marão foi percorrido por cerca de 25 milhões de veículos.

O Túnel do Marão inscreve-se na Autoestrada do Marão, que conclui o prolongamento da A4, de Amarante a Vila Real. A obra demorou sete anos, tendo sofrido três paragens e só sido acabada depois do resgaste pelo Estado.

“O Túnel do Marão é uma infra-estrutura rodoviária moderna e segura e constitui-se como factor de dinamização da economia e da mobilidade regional e nacional, promotor da coesão territorial e do desenvolvimento do país”, salientou a Infraestruturas de Portugal à “Lusa”.

P U B L I C I D A D E

A empresa referiu que, desde a entrada em serviço, “diariamente são realizados trabalhos de manutenção dos sistemas e equipamentos instalados no túnel e nos edifícios técnicos”.

A empresa disse ainda que, neste mês de Maio, teve início o novo contrato para a operação e manutenção da rede de alta prestação a cargo da IP na região Norte do país, que inclui a A4, Túnel do Marão, a A24 e a A35 /IC12, vias que servem directamente os concelhos de Amarante, Vila Real, Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

O novo contrato, apontou, vigorará por um período de três anos e envolve um encargo de cerca de 7,5 milhões de euros

P U B L I C I D A D E

Os trabalhos englobam cerca de 60 quilómetros de vias com perfil de auto-estrada, 10 nós de ligação, 26,5 quilómetros de ramos e 101 obras de arte (um túnel com 5,7 quilómetros).

Serão ainda desenvolvidas actividades no âmbito da fiscalização da rede e assistência aos utentes, através do patrulhamento das vias, em regime 365 dias, 24 horas por dia, por unidades móveis de inspecção e assistência (UMIA), e a reposição das condições normais de circulação na auto-estrada após incidentes ou acidentes, através das brigadas de intervenção.

De acordo com a IP, as UMIA, e de acordo com o plano de emergência interno do Túnel do Marão, “são também consideradas os meios de primeira intervenção no caso de ocorrer um incidente na infra-estrutura rodoviária”.

Relativamente às actividades de manutenção e conservação corrente, serão realizadas acções de conservação de pavimentos, regularização e limpeza de bermas, valetas, passeios, intersecções, ilhéus, nós, separadores, áreas de repouso e outras zonas de paragem, bem como a reparação, reposição e renovação periódica da sinalização, manutenção e estabilização de taludes, conservação da rede de vedação, de obras de arte (pontes, viadutos, túneis) e da rede de iluminação pública.

 

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