Os parceiros da aliança 2M, Maersk Line e MSC têm planos para trocarem o Canal do Suez pelo do Panamá nos serviços Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos.

Canal do Suez

A intenção foi revelada pelo responsável do network da Maersk Line. “Antevemos que um dos serviços que passam pelo Suez no presente seja alterado no futuro para passar pelo Panamá, pelo menos em uma das direcções”, referiu Ander Boenaes, citado pela “IHS Media”, sem, porém, indicar a data em que essa alteração pode acontecer.

Os serviços da 2M entre a Ásia e a Costa Leste dos EUA são dois. Um é o Maersk TP-11/MSC America, para Nova Iorque-New Jersey e os portos americanos do Atlântico Sul, e o outro o Maersk TP-12/MSC Empire, para os portos americanos do Atlântico Norte.

Com a expansão inagurada há dias o Canal do Panamá ficou capaz de receber navios com mais do dobro da capacidade anterior. Porém, analistas apontam algumas fragilidades à rota do Panamá em termos de fiabilidade,  por causa do eventual impacte de futuras secas nos calados  disponíveis, que poderá obrigar navios de 8 500 TEU a reduzirem a sua capacidade em 20%.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.