Já se sabia que Sines era o porto português escolhido para as futuras operações conjuntas da Maersk Line e MSC. Agora ficou a saber-se que o Terminal XXI será ponto de escala de três serviços da 2M.
De acordo com a informação disponibilizada já pelas duas companhias sobre a oferta conjunta da 2M, Sines receberá as escalas westbound do Lion Service, no Ásia-Norte da Europa, e as escalas à exportação do MedUSEC e as escalas nos dois sentidos do MedGulf, no Trans-Atlântico-Mediterrâneo.
No caso do Lion Service, Sines continuará sendo o primeiro porto de escala na Europa para os navios provenientes de Ningbo, Xangai, Xiamen, Chiwan, Nansha, Yantian e Tanjung Pelepas.
Todavia, e na comparação com a situação vigente, o porto alentejano perderá as escalas do Lion Service à exportação. E é este o único serviço directo a ligar Portugal aos mercados asiáticos.
No MedUSEC, Sines manter-se-á como último porto europeu antes de os navios cruzarem o Atlântico em direcção a Nova Iorque, Boston, Baltimore, Norfolk, Charleston e Savannah. O serviço já existe.
Relativamente ao MedGulf, mantêm-se as ligações com Freeport, Port Everglades, Veracruz, Altamira, Houston, New Orleans e Miami, à exportação e à importação.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou o contacto com a MSC Portugal para obter mais detalhes sobre as futuras operações da companhia em Sines, mas sem sucesso até a hora de redacção deste texto.
Certo é que Sines será, assim, um dos 77 portos que a aliança 2M se propõe servir, e receberá três das 22 rotações previstas.
A 2M propõe-se avançar com uma frota partilhada de 185 navios e 2,1 milhões de TEU de capacidade.