No final do primeiro trimestre de 2023, a DNV contou 379 navios a GNL em operação e 515 encomendados, de todos os tipos.
Entre os navios a GNL já no activo, os petroleiros lideram com 54 unidades, seguidos dos porta-contentores com 46, dos navios-tanque com 44 e dos ferries de passageiros com 43.
No que toca a encomendas, e de acordo com os dados coligidos no Alternative Fuels Insight da DNV, os porta-contentores lideram destacados, com 188 unidades, à frentes dos PTCC cm 121. Navios-tanque contam-se 44 e graneleiros são 42.
No ano passado registou-se um recorde de encomendas a navios a GNL, com um total de 222.
Talvez por isso, o primeiro trimestre de 2023 foi muito mais fraco, com a DNV a reportar apenas 18 encomendas entre Janeiro e Março.
No mesmo período, foram contratados junto dos estaleiros 22 navios a metanol e dois navios a hidrogénio. Mas a consultora estima que os números tenderão a retomar o ritmo de crescimento.
A DNV não considera nesta sua análise os navios fluviais.