A nova ligação ferroviária em bitola europeia permite reduzir o tempo de trânsito e aumentar a capacidade do transporte de cada comboio.
De momento apenas dois serviços operarão no transporte de mercadorias na nova linha UIC à partida do porto de Barcelona: o Barcelyon Express, operado conjuntamente pela AP Barcelona, Renfe Mercancias e Naviland, entre o porto catalão e Lyon, e o serviço da Renfe e Hupac, entre Barcelona e Milão.
Para o ano ambos deverão aumentar consideravelmente os volumes transportados, para um total de 540 mil TEU. E outros serviços já se anunciam, para Fevereiro ou Março, nomeadamente um da Renfe para Toulouse e Bordéus.
Barcelona é, assim, o primeiro porto espanhol ligado à rede ferroviária europeia. A utilização da via UIC permite cortar até seis horas em cada viagem (por causa da velocidade e do atravessamento da fronteira). Mas permite também realizar comboios maiores (até 750 metros) e mais pesados (mais 300 toneladas ou 20 TEU por composição), com menores custos unitários.
Este ano o porto de Barcelona prevê ultrapassar os 100 mil contentores movimentados por via férrea. Um crescimento de 55% relativamente a 2009, mas que representa ainda apenas cerca de 6% do movimento total de contentores no porto catalão. Muito longe dos 28% ou 30% verificados em Hamburgo ou Roterdão.