“NAL – Mais vale nunca do que tarde?…” será um dos temas em destaque no Seminário de Transporte Aéreo que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove já no próximo dia 26 do corrente.
Ao cabo de décadas de indefinição sobre a solução aeroportuária para Lisboa (e para o País!), com tudo o que mudou nesse entretanto e com o muito mais que está a mudar e se adivinha para o futuro próximo, será que ainda se justifica forçar uma decisão, ou será antes de aproveitar para repensar tudo, numa lógica integrada de sistemas de transportes?
É precisamente essa dúvida metódica e esse exercício de colocar tudo (ou quase) em causa que é proposto no primeiro painel do Seminário de Transporte Aéreo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, animado por Pedro Castro (SkyExpert) e com as participações de Maria Baltazar e Manuel Tão, professores universitários especializados em transportes, de Patrícia Pinheiro, engenheira aeronáutica, e de Miguel Carvalhido Ferreira, doutorando em turismo.
Com a política europeia de eliminação dos voos de curto curso, com a aposta portuguesa na Alta Velocidade entre Lisboa e Porto (e ibérica, entre Lisboa e Madrid), com o crescente desenvolvimento das ligações ponto a ponto entre aeroportos regionais, com a possibilidade de desenvolver o aeroporto do Porto (e Faro) como hub regional, com a possibilidade de aproveitar infra-estruturas já existentes (desde logo, Beja, mas não só) para tráfegos específicos (carga, turismo, executivo), com as mudanças tecnológicas no transporte aéreo (e, logo, nos aeroportos), etc., etc., qual será, afinal, a solução de futuro para o aeroporto de Lisboa?
As questões são pertinentes e merecem, por isso, ser debatidas. Mesmo se há urgência numa decisão. Ou por isso mesmo…
O seminário de Transporte Aéreo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS realiza-se na tarde do próxima dia 26, no hotel Crowne Plaza, no Porto.
O Programa completo da sessão pode ser acedido aqui, onde está também disponível a ficha de inscrição.
A sessão tem o apoio da APAT, CPDL, DHL, DUAL, Jomatir, Maeil, Portway e TAP Air Cargo.
Se o Hub da TAP passar para Barajas, o que existe serve para o tráfego que sobrar… O médio curso nem estacionamento usa; o autocarro descarrega, volta a carregar e vai embora… Sem prejuízo das condições de segurança de um aeroporto no interior da cidade (presente nas ponderações iniciais de Rio Frio) o AAL pode ser suficiente se a TAP vier a ser uma companhia regional ou paroquial, como alguns pretendem…