A produção nacional de veículos comerciais em 2021 cresceu 14,7% face a 2020, fixando o segundo melhor resultado numa década, de acordo com a ACAP.
No ano passado, os construtores instalados em Portugal produziram 60 733 veículos comerciais, ligeiros e pesados, superando os 52 955 de 2020, e ficando apenas atrás dos 63 546 de 2019.
Comerciais ligeiros contaram-se, no ano findo, 56 372, num crescimento homólogo de 13,1%, e comerciais pesados foram 4 361 (mais 40,7%), dos quais 4 338 camiões (+42,7%) e 23 autocarros (-62,3%).
A PSA Mangualde garantiu a produção de 87,6% dos comerciais ligeiros (49 371, +8,8%), enquanto a Mitsubishi do Tramagal contribuiu com 9% (5 054, +67,8%) e Toyota Caetano com 3,5% (1 947, +32,9%).
A Mitsubishi do Tramagal garantiu toda a produção de pesados de mercadorias, ao passo que a CaetanoBus monopolizou a produção de pesados de passageiros.
Todos os ligeiros de mercadorias produzidos no ano passado em Portugal são alimentados a gasóleo ou gasolina. Nos pesados de mercadorias contaram-se 153 eléctricos, e nos pesados de passageiros foram dois eléctricos e 21 a hidrogénio.
Ainda de acordo com a ACAP, em 2021 foram montados em Portugal 186 autocarros (longe dos 353 do ano anterior) e nenhum camião (contaram-se 263 em 2020).
Só em Dezembro, a produção nacional de veículos comerciais cresceu 72,7%, para um total de 5 362, fixando o melhor Dezembro dos últimos dez anos.
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