A produção nacional de veículos comerciais caiu 13% em Fevereiro, atirando o saldo anual para o vermelho. Só a Mitsubishi Fuso e a Caetanobus subiram os números, de acordo com a ACAP.
Em Fevereiro, os fabricantes instalados em Portugal produziram 5 659 veículos comerciais. Ligeiros contaram-se 5 342 (-16,1%) e pesados foram 317 (+118,6%), dos quais cinco autocarros (+150%), detalha a ACAP.
Nos comerciais ligeiros, apenas a Mitsubishi Fuso, do Tramagal, esteve em alta, com 395 unidades produzidas (+104,7%). A Stellantis de Mangualde recuou 18.5% para 4 850 veículos e a Toyota Caetano caiu 56,3% para 97.
Nos pesados, a Mitsubishi Fuso continuou a garantir toda a produção de camiões, que foi de 312 unidades (+115,2%), enquanto a Caetanobus garantiu os cinco autocarros.
No acumulado dos dois primeiros meses, a produção nacional de veículos comerciais passou a contar 12 741 unidades (-2,5%,), sendo 11 50 comerciais ligeiros (-6%), 784 pesados de mercadorias (+120,8%) e 12 pesados de passageiros (+500%).
Ainda de acordo com a ACAP, todos os comerciais ligeiros produzidos em Portugal nos dois primeiros meses de 2023 foram equipados com motores a combustão. Já nos pesados, contaram-se dez eléctricos (oito autocarros e dois camiões) e quatro (autocarros) a hidrogénio.
No que toca à montagem de veículos, a ACAP contabilizou apenas 36 autocarros nos dois primeiros meses, mais 11,8% que no período homólogo de 2022.