Nunca se produziram tantos veículos comerciais em Portugal. Em 2022, foram 66 386, superando o anterior máximo, fixado em 2019, antes da pandemia, de acordo com a ACAP.
No ano passado, os construtores automóveis instalados em Portugal fabricaram 60 649 veículos comerciais ligeiros (+7,6% que em 2021) e 5 737 pesados (+31,6% em termos homólogos), sendo 5 714 (+31,7%) camiões e 23 camiões (o mesmo número do ano anterior), segundo os números divulgados pela ACAP.
A produção de comerciais ligeiros terá sido a maior de sempre, enquanto nos camiões as séries estatísticas da ACAP mostram que 2017 ainda for melhor (6 302) e nos autocarros 2020 ainda se destaca com 61 unidades.
Da Stellantis da Guarda saíram, no ano passado, 52 504 comerciais ligeiros (+6,3% e o segundo melhor resultado da sua história), enquanto a Mitsubishi do Tramagal produziu 5 176 (+2,4%) e a Toyota Caetano colocou no mercado 2 969 (+52,5%).
Nos pesados, a unidade do Tramagal assegurou a produção dos camiões e a CaetanoBus garantiu os autocarros.
Todos os comerciais ligeiros produzidos em Portugal no ano passado são alimentados a gasóleo ou a gasolina. Nos pesados, contaram-se 171 camiões Fuso eléctricos, um autocarro Caetano eléctrico e 22 a hidrogénio.
Os mercados de exportação foram o destino de 54 561 comerciais ligeiros e de 5 304 pesados made in Portugal.
A ACAP dá ainda conta da montagem em Portugal, no ano passado, de 197 autocarros pela Caetanobus (dos quais, oito eléctricos), num aumento homólogo de 5,9%.