Os camiões a gasóleo dominaram de forma esmagadora as matrículas de novos na UE, no ano passado, de acordo com a ACEA.
Em 2021, os camiões a gasóleo representaram 95,8% das matrículas de novos pesados de mercadorias na UE, calcula a ACEA. Face a 2020, a quota de mercado recuou, de 96,5%, mas ainda assim é esmagadora.
Os camiões eléctricos representaram apenas 0,5% das matrículas em 2021 (0,4% em 2020) e os alimentados a energias alternativas (GN, GPL, etanol, biocombustíveis) concentraram 3,6% do mercado global (3% no ano anterior).
Segundo a ACEA, as matrículas de camiões a diesel na UE cresceram 13,6%, em termos homólogos, +para 255 099 unidades. Camiões eléctricos foram matriculados1 243 (mais 26,4%) e a energias alternativas 9 688 (mais 40,7%).
Em Portugal, no ano passado foram matriculados um camião eléctrico e 58 alimentados a energias alternativas.
No comunicado emitido a propósito, a ACEA não elabora sobre as razões do domínio do diesel, mas em ocasiões anteriores tem defendido os apoios à indústria e aos transportadores para a transição energética, sem esquecer o imperativo de garantir redes de abastecimento dos novos veículos à escala europeia.