Para atingir a meta de emissões de CO2 fixada pela Comissão Europeia para 2030, será necessário multiplicar por 100 o número de camiões zero emissões, avisa a ACEA.
Actualmente, diz a ACEA, apenas cerca de 2 300 dos 6,2 milhões de camiões que circulam na Europa são de zero emissões. Para atingir o objectivo apontado pela Comissão Europeia de cortar as emissões em 30% até 2030, serão necessários uns 200 mil camiões zero emissões, sustenta a associação de construtores. Um número que é muito superior aos 80 mil veículos calculados pela CE.
Na prática, tratar-se-á de multiplicar por 100 o parque actual em apenas uma década.
Do lado dos construtores, avança a ACEA, há disponibilidade para aumentar significativamente a oferta de veículos zero emissões. Mas para isso será necessário mercado.
Para que os transportadores rodoviárias apostem nas tecnologias limpas, a associação sugere aos estados-membros a implementação de medidas como portagens com preços diferenciados em função as emissões, impostos energéticos sobre o conteúdo de carbono dos combustíveis, a implementação de um mecanismo fiável de comércio de emissões e, claro, a rápida expansão das redes de abastecimento e recargas.