As vendas de camiões na União Europeia cresceram 3,5% em 2022, face a 2021, de acordo com os dados hoje divulgados pela ACEA.
Em 2022, foram matriculados 299 917 camiões nos estados-membros da UE, valor que compara com os 289 762 do ano anterior.
Na Alemanha e em França, os dois maiores mercados, porém, o ano terminou negativo, com quebras de vendas de -3,5% e -1%, para 76 218 e 44 567 matrículas, respectivamente.
A puxar pelos números esteve, desde logo, a Polónia, que se consolidou como o terceiro maior mercado comunitário, a valer já 34 905 matrículas, num crescimento homólogo de 6,8%.
Espanha fez ainda melhor, em termos de crescimento, com um avanço homólogo de 12,7% para 23 454 matrículas.-
A Itália (25 341 vendas, +2,3%) e os Países Baixos (13 289, +13,2%) foram também fundamentais para o resultado positivo.
Em Dezembro, porém, ainda de acordo com a ACEA, as vendas de pesados de mercadorias recuaram 3,2% na UE: -18,6% na Alemanha, -7,5% em França, -7% na Polónia,… Destaque, por isso, para Espanha, com um crescimento de 30,2%.
Em Portugal, ao longo de 2022 foram matriculados 4 095 veículos comerciais de mercadorias de +3,5 toneladas. Um resultado que ficou 4% abaixo do realizado em 2021, e que só não foi pior porque em Dezembro as matrículas cresceram 77,3% para 585 unidades.