No primeiro semestre, foram matriculados na UE 179 508 camiões, mais 30 mil, ou 20%, que na primeira metade de 2022, divulgou a ACEA.
As matrículas de camiões eléctricos (bateria e híbridos plug-in) aumentaram 352% e totalizaram 2 384 unidades. Os registos de híbridos eléctricos subiram 514% para 178. Pesados de mercadorias a GNV, GPL, etanol e eléctricos a célula de combustível contaram-se 5 204 (+6,2%). Os diesel foram 171 664.
Em termos globais, a Alemanha, o maior mercado europeu, cresceu 24,8% para 48 474 matrículas, e a França, segunda no ranking, avançou 12,3% para 27 389. A Polónia ocupou o último lugar do pódio com 17 297 registos (+10,8%).
Seguiram-se Itália e Espanha, com 15 049 e 13 358 matrículas, a crescerem 12,6% e 17,1%, respectivamente.
Portugal foi dos mercados que mais cresceu no primeiro semestre, com um ganho acumulado de 50,6% e um total de 3 030 matrículas.
Considerando as motorizações alternativas, a Alemanha é a campeã dos camiões eléctricos (bateria e híbridos plug-in) , seguida dos Países Baixos. A Itália domina nos híbridos eléctricos e França nos “outros”.