O Governo dos Açores anunciou a aprovação do Plano Integrado de Transportes (PIT) para a região. A sua implementação será faseada, devendo estender-se a todo o arquipélago até ao primeiro semestre de 2016.
O Plano Integrado de Transportes dos Açores (PIT) foi aprovado pelo Conselho do Governo Regional, na segunda-feira, disse o secretário regional com a pasta do sector, Vítor Fraga, que revelou ainda que o processo de revisão das obrigações de serviço público dos transportes marítimos e aéreos inter-ilhas estará concluído até ao final de Março.
O PIT pretende assegurar a interligação “dentro do fisicamente possível”, horários, logística, “parâmetros operacionais” e “gestão de informação” dos diversos transportes marítimos, aéreos e terrestres que existem nas ilhas, segundo explicou o secretário regional dos Transportes, numa conferência de imprensa na Horta.
Vítor Fraga acrescentou que o PIT será apresentado publicamente “em breve”, mas avançou que será adoptado por fases, começando pelas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), “este ano, no imediato” e “dentro daquilo que é permitido pelas actuais obrigações de serviço público” do transporte marítimo e aéreo.
A revisão das obrigações do serviço público dos transportes no arquipélago, em curso, tem também entre os seus objectivos “permitir que haja interligação mais adequada entre os meios de transporte”, sublinhou, acrescentando que a ideia é passar a haver “maior capacidade” de mobilidade e acessibilidade para quem vive nas ilhas e as visita.
Quanto à revisão das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e a Madeira, em negociação com o Governo da República, aquele dirigente disse não haver novidades.
A gestão do PIT caberá à Direção Regional dos Transportes, disse Vítor Fraga que, questionado sobre se este plano se traduzirá em poupanças a nível da despesa da região em transportes, respondeu que “um dos objectivos fundamentais” é “a excelência operacional”.
“É um conceito que queremos introduzir e que se prende, essencialmente, com conseguirmos ter um conjunto de meios e infra-estruturas fortemente eficientes com uma orientação clara para servir as necessidades permanentes dos cidadãos, dando-lhes uma resposta adequada. O que se pretende com isto é que perante níveis de qualidade do serviço elevados (…), se tenha uma estrutura eficiente a nível dos seus custos, naturalmente”, afirmou.
Vítor Fraga reiterou a intenção de avançar para a fusão das duas empresas públicas regionais que asseguram o transporte marítimo nos Açores (Transmaçor e Atlânticoline) no âmbito deste processo, mas não adiantou uma data para a sua concretização e insistiu em que o PIT “vai muito além” da mera fusão das duas empresas.