O Governo Regional dos Açores pretende fretar dois navios, um para abastecer de mercadorias o Faial e outro para distribuir combustíveis entre as ilhas do arquipélago.
Os anúncios dos dois concursos públicos foram hoje publicados no Jornal Oficial dos Açores. O investimento global previsto ronda os 28 milhões de euros, a serem suportados pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Económico.
O concurso de maior monta é o relativo ao abastecimento de combustíveis às nove ilhas, por um período de seis anos. Esta é a segunda tentativa do Governo Regional atribuir o serviço, depois de o primeiro concurso ter acabado deserto por eliminação da única proposta apresentada. O valor base do procedimento é de 22,9 milhões de euros.
Já no relativo ao transporte de mercadorias para as Flores, o contrato terá uma duração de dois anos, prorrogável por mais um, dependendo da conclusão das obras de requalificação do porto das Lajes das Flores, danificado pela passagem do furacão Lorenzo, primeiro, e da tempestade Efrain, mais recentemente.
Neste caso, o valor-base do concurso é de 4,9 milhões de euros.