O Governo dos Açores dispõe-se a investir 16,2 milhões de euros no fretamento de um navio para o transporte de combustíveis líquidos entre as ilhas por um período de quatro anos.

Transinsular

“O concurso vai ser lançado em breve pelo Fundo”, disse fonte oficial da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, citada pela “Lusa”.

Segundo a mesma fonte, “a empresa Transinsular assegura, neste momento, este transporte, cujo concurso público termina em Maio, pelo que é necessário lançar um novo procedimento concursal para dar continuidade ao serviço de abastecimento de combustível a todas as ilhas”

O Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Económico tem por missão o desenvolvimento e a aplicação de mecanismos que garantam o regular abastecimento de bens essenciais às populações do arquipélago dos Açores.

A resolução do Conselho do Governo dos Açores, publicada em Jornal Oficial, refere que “importa garantir a continuidade do serviço público de transporte marítimo regular de combustíveis líquidos inter-ilhas”, dado que “este é um serviço indispensável ao desenvolvimento económico da região e ao bem-estar das suas populações”.

Assim, o Conselho do Governo deliberou “contratar o fretamento a tempo de um navio” destinado a assegurar o serviço de transporte de combustíveis líquidos entre as nove ilhas do arquipélago, “pelo prazo de quatro anos, com possibilidade de prorrogação por dois períodos adicionais de um ano cada”.

O preço-base do concurso público, com publicidade internacional, é de 16,2 milhões de euros, e os encargos decorrentes da contratação deste serviço serão suportados por conta das verbas afectas ao orçamento privativo do fundo.

Os comentários estão encerrados.