O Governo dos Açores e a Portos dos Açores acordaram com os armadores que operam na região o reforço das ligações marítimas inter-ilhas com efeitos imediatos.
O memorando de entendimento envolve a Mutualista Açoreana, a Transinsular e a GS Lines e assume que “o modelo de transporte marítimo não pode estar baseado apenas nas ligações directas com o exterior”, pelo que se torna “necessária uma nova abordagem de modo a fortalecer o mercado interno, tornando-o mais eficiente e capaz de gerar mais-valias para os pequenos produtores”.
No imediato, os armadores acordaram aumentar as ligações dos serviços de cabotagem insular às ilhas de Santa Maria e Graciosa para uma frequência semanal, salvo caso de força maior. Em contrapartida, a Portos dos Açores reduz em 50% os custos portuários, nomeadamente na Taxa de Uso de Porto, Amarração e Pilotagem, suportados pelos armadores, devidos por aquelas escalas semanais.
Com isto, sustenta o Executivo regional açoriano, aumenta-se a frequência das ligações às ilhas de Santa Maria e Graciosa, sem que tal represente um aumento dos custos de operação sobre o transporte marítimo de mercadorias e, por consequência, dos preços para os utilizadores finais.
O memorando de entendimento decorre do Estudo sobre o Transporte Marítimo de Mercadorias na Região, encomendado pelo Governo dos Açores através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, e que “teve a concordância genérica de uma Comissão Técnica Independente”, refere o Executivo regional, em comunicado.
Mas as mudanças não deverão ficar por aqui. Governo regional e Portos dos Açores vão promover um estudo sobre a viabilidade do aumento do comprimento máximo e calado de navio admitido nos portos de Vila do Porto e Praia da Graciosa. “Esta é uma medida que deverá ser implementada até 30 de Junho de 2025”, é dito.
Até Setembro deste ano, “ambas as entidades assumem (…) o compromisso” de promover um estudo sobre “possíveis reformas no modelo e gestão da operação portuária nos portos da Região Autónoma dos Açores, com objectivo de aumentar a sua eficiência e operacionalidade”, acrescenta a nota.
Para que novo porto esteja concluído é preciso maximizar TODO O PRR / PDR 2030 para concluir esta grande obra para todas as ilhas dos Açores !