Foi hoje publicado em Diário da República o aviso do concurso para a distribuição de combustíveis líquidos às ilhas dos Açores.
O concurso visa o fretamento de um navio que garanta o transporte dos combustíveis inter-ilhas. O prazo do contrato será de seis anos. O valor-base fixado pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Económico é de 16,2 milhões de euros.
Os interessados têm 36 dias para apresentar as respectivas propostas. Nos critérios para a escolha da melhor proposta avulta o preço do fretamento (com um peso específico de 40%), sendo a idade do navio o segundo mais importante (30%). A capacidade de carga e o número de segregações pesam, cada, 10% na avaliação final. Os restantes 10% são divididos em partes iguais entre o consumo de combustível do navio e o tipo de combustível utilizado.
A Transinsular tem assegurado a distribuição dos combustíveis às ilhas dos Açores nos últimos anos. O actual contrato termina em Maio próximo.
A companhia do Grupo ETE comprou entretanto o navio-tanque que chegou a operar aquele serviço (o Chem Daisy, entretanto rebaptizado de São Jorge), com o objectivo de o modernizar e relançar a actividade.