Os portos dos Açores receberão em Abril 55 navios de cruzeiro, um número recorde em apenas um mês, adiantou hoje fonte da empresa pública Portos dos Açores, SA.
Em declarações à “Lusa”, Pedro Silva, vogal do Conselho de Administração da Portos dos Açores, explicou que o turismo de cruzeiros tem vindo a aumentar nos Açores, com impactos financeiros “significativos” na economia local, em especial nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, as que mais navios recebem.
“Estimamos que o impacto financeiro do turismo de cruzeiros ronde os 30 euros por passageiro”, adiantou Pedro Silva, acrescentando que, “fazendo as contas apenas ao mês de Abril, estima-se que terá um impacto na região de mais de um milhão de euros”.
A maioria dos navios que faz escala nos Açores fica atracado nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, o porto que melhores condições oferece e também o mais procurado pelos operadores marítimos (só em Abril receberá 26 navios de cruzeiro).
“Fazemos a promoção junto de todos os armadores, de todas as ilhas da região”, justificou Pedro Silva, lembrando que “cada ilha tem as suas especificidades e características” e que “é sempre o armador que escolhe o local que vai escalar”.
Satisfeita com o trabalho de promoção feito pela Portos dos Açores junto dos operadores turísticos da área dos navios de cruzeiro, está a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.
“Esta área do turismo de cruzeiros é uma área complementar ao turismo tradicional, com características específicas, mas que nos interessa bastante tirar partido da nossa condição privilegiada no meio do Atlântico”, destacou a governante, à “Lusa”.
Marta Guerreiro realçou também o “número significativo” de passageiros que o turismo de cruzeiros movimenta no arquipélago, que no seu entender, tem um “impacto muito positivo na economia regional”.
Só para este ano, estão previstas mais de 140 escalas de navios de cruzeiro nos Açores.