A Abu Dhabi Ports (AD Ports) anunciou hoje a compra de 100% do grupo Noatum, num investimento de 660 milhões de euros.
É a terceira aquisição anunciada pela AD Ports em menos de três meses. Depois dos 70% da Transmar e TCI, em Setembro, e dos 80% da Global Feeder Shipping, já em Novembro, o grupo dos Emirados Árabes Unidos comunicou hoje a compra da totalidade do grupo Noatum, com o propósito de reforçar a sua presença global, e especialmente as competências logísticas.
O negócio hoje anunciado deverá ficar concluído no primeiro semestre de 2023, obtidas que sejam as necessárias autorizações das entidades reguladoras. O acordo de compra e venda prevê que a administração da Noatum se mantenha em funções nos próximos três anos, para garantir uma transição tranquila.
A Noatum deverá passar a liderar o Cluster Logístico da AD Ports, integrando as actividades logísticas de todo o grupo.
Fundado em 1963, o grupo Noatum opera nas áreas da logística (que representa cerca de 80% do volume de negócios), transporte marítimo e terminais portuários, reclamando posições de liderança em Espanha e na Turquia e com uma presença expressiva no Reino Unido, EUA, China e Sudeste Asiático. Ao todo, está presente em 26 países, emprega 2 500 trabalhadores e realiza um volume de negócios anual a rondar os 400 milhões de euros.
A AD Ports é controlada pelo fundo soberano do Abu Dhabi, um dos sete emirados dos EAU. O Abu Dhabi Ports Group está cotado em Bolsa desde Fevereiro passado. No ano passado atingiu um volume de receitas de mil milhões de euros e resultados líquidos de 233 milhões.