O terminal multipurpose do porto de Luanda disporá em breve de novos STS e RTG, contratados pela AD Ports junto da chinesa ZPMC.
Em concreto, o terminal multipurpose de Luanda receberá três STS Super Post Panamax, com um alcance de 21 filas de contentores (capazes de operar os maiores portas-contentores do mundo), e oito RTG híbridos (que permitem uma redução significativa dos consumos e das emissões poluentes associadas).
O contrato entre a AD Ports e a ZPMC tem um valor global de 114 milhões de dólares, mas abrange também a compra de mais três STS e nove RTG para o novo terminal do grupo no porto de Pointe Noire, na República do Congo.
O investimento no porto de Luanda inscreve-se no contrato de concessão assinado em Abril passado, válido por 20 anos, com uma possibilidade de prorrogação por dez anos.
Ao abrigo da concessão, a companhia de Abu Dhabi comprometeu-se a investir 251 milhões de dólares nos primeiros três anos (até ao terceiro trimestre de 2026), nomeadamente, na dragagem dos fundos do terminal (de -9,5 para -16 metros), no reforço da frente de cais, na instalação de novos pórticos de cais e de parque e em TI. Com tudo isso, e com o aumento da área da concessão, de 178 mil para 192 mil metros quadrados, o terminal passará a dispôr de uma capacidade de movimentação de 350 mil TEU/ano (actualmente são cerca de 25 mil) e mais de 40 mil veículos.