A Abu Dhabi Ports (AD Ports) vai formar uma joint-venture com a Unicargas, empresa pública angolana que detém a operação do terminal multipurpose do porto de Luanda.
O acordo prevê que a AD Ports deterá a maioria do capital da joint-venture, que assumirá a operação do terminal de Luanda e dos negócios logísticos da Unicargas.
Ao mesmo tempo, a AD Ports e o governo de Angola, representado pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’ Abreu, assinaram um acordo-quadro de parceria para o desenvolvimento dos serviços e infra-estruturas marítimas em território angolano.
A criação ou desenvolvimento de serviços ferry ou de cabotagem, de terminais marítimos de passageiros e de plataformas logísticas estão entre as possibilidades contempladas no acordo de parceria.
O desenvolvimento e expansão do porto de águas profundas do Caio, na província de Cabinda, é outra das possibilidades.
O governo do Abu Dhabi, através da AD Ports, aposta no reforço das ligações marítimas com a costa oriental de África.
Para Angola, o desenvolvimento das infra-estruturas portuárias é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, frisou o ministro dos Transportes.
O acordo de parceria foi assinado ontem, no âmbito da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi.
A visão de investir nos transportes marítimos, principalmente para Angola é um incremento muito importante para alavancar a economia no ponto de vista de diversificação. O crescimento económico torna-se mais célere.