Contra o que apelida de “campanha de desinformação sobre as ligações ferroviárias internacionais”, a AdferSit insiste na viabilidade e na necessidade de construir uma linha para o tráfego de mercadorias que ligue Sines à Europa.
Em comunicado, a AdferSit trata de rebater cinco das informações circuladas, e que chegaram à Assembleia da Assembleia.
Citando uma nota de imprensa do Ministério do Fomento espanhol, a associação sustenta que, tanto a ligação a Badajoz como a ligação a Vilar Formoso estão previstas por Madrid para estarem concluídas em 2020. E, logo, conclui que não só é enganador dizer que “a linha de bitola europeia para Badajoz que o Governo quer construir não tem continuidade assegurada do outro lado da fronteira”, como é falso que “uma linha de mercadorias entre Sines e a Europa é uma impossibilidade”.
“Igualmente falsa”, defende a AdferSit, será a alegação de que a linha entre Madrid e a fronteira portuguesa não terá capacidade para receber o tráfego de contentores. “A linha espanhola, tal como a da parte portuguesa, está preparada para cargas de 25 toneladas por eixo, o que é perfeitamente compatível com o tráfego de contentores”, garante.
“Também é falsa” a afirmação de que os espanhóis não terão planos para mudar a bitola na sua rede. A AdferSit cita a propósito o PEIT de Madrid (2005-2020), onde se previa precisamente a migração da rede ferroviária do país vizinho, da bitola ibérica para a bitola europeoa.
Finalmente, a AdferSit rejeita a ideia de que a bitola europeia seja um investimento desnecessário, reveladora de “uma total falta de visão estratégica”, assumindo que a mudança de bitola em Espanha transformaria Portugal numa “ilha ferroviária”, dependente da rodovia para o tráfego terrestre internacional de mercadorias”.