A espanhola Adif vai comprar à construtora Azvi e à empresa de engenharia Tría a patente de um sistema de eixos de rodados telescópicos que permitirá aos comboios de mercadorias circularem, de forma indistinta, por linhas convencionais e de Alta Velocidade.
O consórcio Azvi / Tría terá apresentado a melhor proposta no concurso lançado em Agosto passado pela Adif, para adquirir os direitos de exploração de um sistema de eixos telescópicos para os vagões de mercadorias.
O objectivo do Ministério do Fomento é potenciar o transporte ferroviário de mercadorias, eliminando o constrangimento actual que representa a coexistência em Espanha de linhas de bitola europeia e de bitola ibérica.
O sistema de eixos telescópicos já existe para os comboios de passageiros. Mas até há pouco pensava-se não ser aplicável às mercadorias por causa do peso dos vagões. Por isso, actualmente a única maneira de transportar mercadorias de uma bitola para a outra é transferir as cargas (contentores ou caixas móveis, por exemplo) de um vagão para outro.
Com a utilização dos eixos telescópicos (e com o recurso aos intercambiadores), os comboios de mercadorias poderão circular nos grandes eixos ferroviários no interior de Espanha e na ligação à Europa trans-Pirenaica.
Esta iniciativa do governo espanhol parece ir ao arrepio do objectivo de fazer migrar toda a rede ferroviária do país vizinho, da bitola ibérica para a bitola UIC. Ou então será apenas o reconhecimento de que tal desiderato só será atingido muito depois do até aqui previsto e anunciado.
A novidade espanhola poderá também beneficiar o transporte ferroviário de mercadorias português, se se pensar nos (reduzidos) tráfegos com origem / destino além-Pirinéus e assumindo que os operadores nacionais – ou os estrangeiros que cá actuam – poderão em algum momento utilizar os novos vagões.