A Adif adjudicou, por cerca de seis milhões de euros, o desenvolvimento e construção de novos eixos telescópicos para vagões de mercadorias.
O contrato, firmado com a TRIA – Transport Engineering and Technology e com uma duração de 24 meses, inclui a investigação e desenvolvimento, fabrico e testes dos novos eixos telescópicos para rodados de 920 e 760 mm.
Os novos equipamentos serão montados em vagões da Adif e testados até 30 de Junho de 2023 em transportes para a própria gestora da infra-estrutura ferroviária espanhola. Se tudo correr pelo melhor, poder-se-á então avançar para uma versão comercial.
A utilização de eixos telescópicos, combinada com os intercambiadores, resolve o problema da circulação indistinta dos comboios nas redes de bitola ibérica e bitola UIC. A solução já existe para os comboios de passageiros, mas a sua aplicação ao transporte de mercadorias afigura-se mais complicada.
Desde 2015 que a Adif investe no desenvolvimento de eixos telescópicos para os comboios de mercadorias. Daí resultou o sistema OGI, já aprovado para utilização em alguns vagões, mas que na prática ainda não passou dos veículos de testes.
Com o novo contrato, a ideia é desenvolver uma tecnologia fiável que possa ser licenciada para fabricantes de material circulante.