Terça-feira, Julho 15, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Adif lança mudança de terminais em Madrid

por T&N
16/05/2024
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A espanhola Adif acaba de lançar o concurso para escolher o concessionário que há-de realizar a mudança do terminal intermodal de Abroñigal para Vicálcaro, em Madrid.

A há muito anunciada transferência das operações dos terminais intermodais da Adif na região de Madrid entrou numa fase decisiva.

Lertambém

China prolonga comboio europeu até Marrocos

China prolonga comboio europeu até Marrocos

10/07/2025
Porto Seco da Guarda pronto em Março

Porto Seco da Guarda pronto em Março

09/07/2025

Se tudo correr como previsto, o futuro concessionário será conhecido em Setembro próximo, a tempo de começar a operar no terminal de Abroñigal em Outubro. Um ano volvido, em Outubro de 2025, as operações concentrar-se-ão em Vicálvaro, considerando-se um prazo de três meses para a transferência ficar completa, após o que Abroñigal regressará à Adif (ainda sem ocupaçao definida).

Ao longo do primeiro ano, o concessionário terá de articular com a Adif os investimentos e os trabalhos a realizar para a mudança.

O prazo da concessão é de 21 anos, podendo ser prorrogado por uma década como contrapartida a mais investimentos.

O futuro concessionário terá de pagar à Adif um mínimo de 39,3 milhões de euros pelo espaço e instalações, assim como ficará obrigado a investir seis milhões de euros.

Além disso, o operador do terminal terá de cumprir um movimento mínimo de 85 mil UTI/ano, com a condição de o ir aumentando a cada ano.

Aberto que está o concurso, o prazo para a apresentação de candidaturas prolonga-se até 1 de Agosto.

O terminal de Abroñigal conta com 120,9 mil metros quadrados de área intermodal, dispondo de 13 linhas de bitola ibérica. O terminal de Vicálvaro abrange 116,5 mil metros quadrados e tem na área intermodal quatro linhas de bitola ibérica.

 

Notícias Relacionadas

Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade
Opinião

Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

20/05/2025
Eixo variável para vagões de mercadorias cada vez mais perto
Ferroviário

Adif leva eixos telescópicos para a Ucrânia

11/03/2024
Adif “traz” bitola UIC até ao terminal de Vitória
Ferroviário

Adif “traz” bitola UIC até ao terminal de Vitória

29/01/2024
A seguir
Portos nacionais fecharam o ano a crescer

Portos crescem e Lisboa "ameaça" Leixões

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Grupo Sousa compra transitário Tirgal

Grupo Sousa compra transitário Tirgal

14/07/2025
Logicor acolhe a Iskaypet no LogPlace na Azambuja

Logicor acolhe a Iskaypet no LogPlace na Azambuja

14/07/2025
Frota de porta-contentores inactivos em mínimos

Frota de porta-contentores inactivos em mínimos

14/07/2025
Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

14/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados