A espanhola Adif acaba de lançar o concurso para escolher o concessionário que há-de realizar a mudança do terminal intermodal de Abroñigal para Vicálcaro, em Madrid.
A há muito anunciada transferência das operações dos terminais intermodais da Adif na região de Madrid entrou numa fase decisiva.
Se tudo correr como previsto, o futuro concessionário será conhecido em Setembro próximo, a tempo de começar a operar no terminal de Abroñigal em Outubro. Um ano volvido, em Outubro de 2025, as operações concentrar-se-ão em Vicálvaro, considerando-se um prazo de três meses para a transferência ficar completa, após o que Abroñigal regressará à Adif (ainda sem ocupaçao definida).
Ao longo do primeiro ano, o concessionário terá de articular com a Adif os investimentos e os trabalhos a realizar para a mudança.
O prazo da concessão é de 21 anos, podendo ser prorrogado por uma década como contrapartida a mais investimentos.
O futuro concessionário terá de pagar à Adif um mínimo de 39,3 milhões de euros pelo espaço e instalações, assim como ficará obrigado a investir seis milhões de euros.
Além disso, o operador do terminal terá de cumprir um movimento mínimo de 85 mil UTI/ano, com a condição de o ir aumentando a cada ano.
Aberto que está o concurso, o prazo para a apresentação de candidaturas prolonga-se até 1 de Agosto.
O terminal de Abroñigal conta com 120,9 mil metros quadrados de área intermodal, dispondo de 13 linhas de bitola ibérica. O terminal de Vicálvaro abrange 116,5 mil metros quadrados e tem na área intermodal quatro linhas de bitola ibérica.