Sucedem-se os lançamentos de concursos para a Alta Velocidade espanhola, agora com recurso às PPP. Agora é a vez da ligação entre Valladolid e Santiago de Compostela, ou da capital Madrid à província galega.
O Ministério do Fomento espanhol fala no maior investimento promovido pela Adif numa única linha de Alta Velocidade. A montagem da via e a sua manutenção entre Olmedo (Valladolid) e Santiago está avaliada em 647,3 milhões de euros. As instalações ferroviárias e respectiva manutenção entre Olmedo e Ourense custará 1,69 mil milhões de euros.
Serão assim mais de 2,3 mil milhões de euros, a dividir por cinco concessionárias, Sociedades de Propósito Específico, nas quais a Adif deterá sempre uma participação de 10% no capital.
De acordo com o modelo de PPP implementado agora pelo governo de José Luis Zapatero, cada empresa concessionária receberá da Adif 40% do valor do contrato ao longo da construção, sendo os restantes 60% pagos ao longo do tempo da concessão.
O projecto é financiado por fundos comunitários, através do FEDER, em 128,56 milhões de euros.
A Adif deverá ainda lançar o concurso público para as obras de plataforma da linha de Alta Velocidade entre Lubián e Ourensse, mas nesse caso recorrendo à forma convencional de contratação das obras públicas.
O objectivo reafirmado do governo espanhol é ter a ligação de Alta Velocidade entre Madrid e a Galiza operacional no final de 2015. Três anos depois do inicialmente previsto.