A Adif propõe-se investir 98 milhões de euros no terminal de Vitória, no País Basco espanhol, para o tornar o primeiro capaz de operar, indistintamente, comboios de bitola ibérica e bitola UIC.
Na prática, tratar-se de trazer a “fronteira” ferroviária entre Espanha (e a Península Ibérica) e França, com a necessária mudança de bitola, para o “coração” do Y Basco, tornando o terminal de Vitória no ponto de partida (na perspectiva espanhola) do troço trans-fronteiriço Vitória – San Sebastián – Bayona – Bordéus do Corredor Atlântico.
Num ponto de situação do projecto, o ministério espanhol dá conta que decorrem os trabalhos da primeira fase, adjudicados em meados de 2022 por cerca de 32 milhões de euros.
As intervenções contemplam, entre outras melhorias, a instalação do “terceiro carril” em duas das linhas de recepção / expedição de comboios e em outras duas da zona de carga / descarga.
Igualmente serão aumentadas, de três para quatro, as instalações técnicas adaptadas a comboios de 740 metros, a zona intermodal será renovada para permitir a utilização de uma grua de pórtico, e as zonas de carga / descarga serão prolongadas para 600 metros.
Os investimentos em curso são financiados com fundos europeus do PRR espanhol.
Numa segunda fase, está prevista a instalação de um terminal para auto-estrada ferroviária, exclusivamente em bitola UIC.
Os investimentos em curso, ao nível das infra-estruturas, mas também nos domínios da digitalização e automatização estão previstos no plano Mercancías 30, com o horizonte de concretização em 2030.