A Tutorial, de João Cezília, anuncia para os primeiros dias de Abril o lançamento da versão portuguesa do ADR 2025. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS é parceiro.
8 de Abril, em Lisboa, 10 de Abril, no Porto, são as datas de lançamento da primeira versão portuguesa do ADR 2025, de novo da responsabilidade da Tutorial, que desde 2011 se substituiu à tutela pública do sector na disponibilização do Acordo Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada na língua de Camões.
O ADR 2025 entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano. O tradicional prazo transitório termina a 30 de Junho. A partir daí a sua aplicação será vinculativa. Sem a iniciativa da Tutorial, operadores económicos e autoridades ver-se-iam forçados a utilizar – e a interpretar, traduzindo-as livremente – uma das edições oficiais do ADR (disponível em Inglês, Francês ou Russo).
Como já é hábito, as sessões de lançamento da versão portuguesa do ADR servirão para a apresentação das principais alterações face ao ADR 2023 e, desde logo, para o esclarecimento das primeiras dúvidas.
A participação nos eventos de Lisboa e do Porto é sujeita a inscrição obrigatória. Os interessados podem inscrever-se aqui e encomendar os exemplares de trabalho beneficiando de um preço promocional.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS associa-se uma vez mais a esta importante iniciativa editorial, na condição de Media Partner exclusivo.
Pelos custos envolvidos (desde logo, royalties devidos à UNECE), a disponibilização da versão portuguesa do ADR 2025 a preços acessíveis só é possível, uma vez mais, com o patrocínio e apoio de múltiplas entidades, a esmagadora maioria empresas privadas.
O ADR 2025 será válido para o biénio 2025-2026.