11 de Maio, em Lisboa, 13 de Maio, no Porto, são as datas para o lançamento da versão portuguesa do ADR 2021, iniciativa da Tutorial. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS é Media Partner.
O ADR 2021 está em vigor desde o passado 1 de Janeiro e é de aplicação obrigatória a partir de 1 de Julho. Enquanto o Estado não faz o que lhe compete e aprova a versão portuguesa da legislação, vale aos transportadores portugueses (e não só) o trabalho da Tutorial e de João Cezília, com a sua edição.
A versão portuguesa do Acordo Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada será apresentada, e explicada, em Lisboa, a 11 de Maio, e no Porto, dois depois.
Nas sessões participarão, claro, o “autor” da obra e José Alberto Franco, que foi durante muitos anos presidente do WP15 da UNECE (onde, precisamente, se trata destas questões do transporte de mercadorias perigosas), que falará do papel das organizações internacionais no transporte de mercadorias perigosas.
Os interessados em participar nas sessões de lançamento e esclarecimentos poderão inscrever-se aqui. Haverá sessões de manhã e de tarde, cada uma limitada a 50 participantes.
Por causa da pandemia, que inviabilizou a reunião de Maio do ano passado do WP15, o novo ADR apenas tem pouco mais de 460 modificações no texto regulamentar.
Importante é também o facto dão se designar já “Acordo Europeu”, o que deverá facilitar a adesão de mais países de outros continentes, com as vantagens que daí advirão para a harmonização de regras e processos.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS associa-se, uma vez mais, como Media Partner, a esta iniciativa da Tutorial, tão importante para o transporte rodoviário de mercadorias.