A Adfersit contesta a opção do Governo de lançar a Terceira Travessia do Tejo (TTT) no eixo Barreiro – Chelas, contrapondo o eixo Alcochete – Lisboa.
Em comunicado emitido a propósito do anúncio do Executivo de localizar o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, lançar a Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid e construir a TTT Barreiro – Chelas, a Adfersit sustenta que “a nova travessia ferroviária, em Lisboa, deverá situar-se no alinhamento Alcochete – Lisboa e não no alinhamento Barreiro – Chelas que foi definido antes de se conhecer a localização do aeroporto, em Alcochete”.
A opção Alcochete – Lisboa “permitirá, também, ultrapassar os problemas de impacto territorial que os traçados actualmente previstos para as Linhas de AV comportam, na aproximação a Lisboa”, acrescenta.
“A recomendação deste novo alinhamento da nova travessia radica também no objectivo crítico de minimizar os percursos no “sistema AV” Lisboa – Aeroporto – Porto e Lisboa – Aeroporto – Madrid, ambos agora condicionados pela localização de Alcochete, como condição “sine qua non” da competitividade do modo ferroviário face ao aéreo e ao rodoviário, no factor crítico do “transit time””, reforça a associação.
A Adfersit “considera positivo” o fim do processo de decisão do novo aeroporto e a integração do aeroporto de Alcochete com a rede de Alta Velocidade, mas alerta que tal “implicará, no imediato, a revisão dos actuais traçados da ligação Porto – Lisboa e da ligação internacional Lisboa – Madrid considerados no PNI 2030”.
O “PFN [Plano Ferroviário Nacional], que tem estado em discussão, não admite qualquer variante na Rede de Alta Velocidade que contemple a acessibilidade ferroviária directa a um aeroporto internacional localizado em Alcochete (…). Torna-se, pois, absolutamente urgente corrigir essa lacuna (…), correção essa que o Governo deverá promover de imediato”, defende.
Para a Adfersit, a decisão do Executivo de António Costa de “servir o aeroporto em Alcochete por um ramal ferroviário estabelecido a partir da linha de AV Lisboa – Madrid (…) não é aceitável”.
E reforça: “a valorização do futuro hub de Lisboa, face ao poder centrípeto de Barajas, particularmente para todo o sudoeste ibérico, exige que o novo aeroporto em Alcochete venha a ser servido, em ligação directa e sem ruturas de carga, por ambas as linhas de AV Lisboa – Porto e Lisboa – Madrid”.
O alinhamento da TTT mais favorável não é o de Chelas – Barreiro mas para Alcochete, a localização escolhida pelo ministro rapidamente terá que ser mudada porque os transatlânticos não passam debaixo da ponte agora proposta pelo ministro …
O ministro das obras públicas enganou-se ao não prever que os transatlânticos chegam aos 70 m de altura e portanto colidiriam com a nova TTT …
Também o ministro dos transportes se enganou rotundamente ao não prever ligações ferroviárias em bitola Ibérica e europeia para mercadorias e passageiros para o NAL vindas do Porto, Sines e Madrid. Precisamos de 1 decisão urgentissima !
É urgentíssimo maximizar o novo aeroporto de Lisboa, recebendo 2 HUB de carga aérea como Madrid – Barajas que tem 6 terminais para os passajeiros e 2 terminais de carga aérea em concreto : DHL e Amazon, para Lisboa não ser ELEFANTE BRANCO antes de ainda nascer lol …
… 2 terminais de carga …
… 2 terminais …
Esperemos que novo governo da,AD corrijo JÁ E IMEDIATAMENTE as incompetentes decisões do PS, relativa à melhor escolha e maximizaçao das opcões rodo – ferroviárias a implementar na TTT, na AV e não menos importante na ligação a Madrid e a Faro. O NAL precisa satisfazer necessidades dos passageiros e da carga aérea. Portugal espera !…
Esperemos que novo governo da AD corrijo, JÁ e IMEDIATAMENTE, as incompetentes decisões do PS, relativa à melhor escolha e maximizaçao das opcões rodo – ferroviárias a implementar na TTT, na AV e não menos importante na ligação a Madrid e a Faro. O NAL precisa satisfazer necessidades dos passageiros e da carga aérea. Portugal espera !…
… da AD, corrija JÁ e IMEDIATAMENTE …
… da AD corrija, JÁ e IMEDIATAMENTE …
Nas atuais circunstâncias parece que aTTT deve ser construída a montante da V. da Gama, partindo de Leste de Alcochete, poucos metros acima do nível médio da maré cheia do Tejo. Penso que a concepção da V. Gama como está com aqueles pilares e cabos de suspensão poderia ter sido evitada: quantos navios ou gruas lá passarão por ano? o Porto de Lisboa pode responder mas julgo que muito poucos. O que se faz na Holanda, por exemplo? um tabuleiro levadiço ( com 2 torres elevatórias tipo elevador) para a largura do canal que só seria acionado quando necessário.
Quanto aos navios de grandes dimensões a questão será outra: os navios de cruzeiro não vão para montante de Santa Apolónia, onde acabam os terminais respetivos. O problema da TTT Barreiro/Chelas seria poder interferir com a “bacia” de manobra dos navios de carga que vão até aos cais do Beato, incluindo os silos. O porto de Lisboa deveria ter uma palavra a dizer (já o terá feito ?), incluindo os Pilotos da barra que são os que têm o saber técnico adequado.