A Rail & Truck já recebeu as primeiras locomotivas para a futura AE ferroviária Algeciras – Saragoça, mas o arranque das operações só está previsto para o último trimestre de 2026.
A operadora da futura AE ferroviária entre Algeciras e Saragoça tem agora um novo problema entre mãos: encontrar ocupação para as locomotivas e vagões adquiridos, ou em alternativa um local para os guardar em segurança pelo menos durante um ano, até que seja possível colocá-los ao serviço.
A Rail & Truck (a joint-venture entre a Ecorail Transport e a Marcotran) já recebeu as primeiras três locomotivas Euro 6000 da Stadler com que operará o transporte de semi-reboques entre Algeciras e Saragoça. As restantes quatro deverão ser entregues entre Março e Junho, ao ritmo de uma por mês.
Do mesmo modo, os 150 vagões para o transporte de semi-reboques encomendados à suíça Wascosa deverão chegar ao longo do ano (os primeiros 15 já foram entregues).
Com isto ficará resolvido o primeiro obstáculo que, no final de 2023, motivou o adiamento sine die do arranque da AE ferroviária. Permanece, porém, o obstáculo da adaptação da infra-estrutura ferroviária para permitir a passagem dos vagões carregados com os semi-reboques. E por isso o início da operação está agendado apenas para o final de 2026. Daqui a quase dois anos.
O investimento da Rail & Truck foi financiado em 45,6 milhões de euros pelo PRR espanhol. Os promotores procuram agora soluções para garantir que o material circulante não se degrada enquanto espera por começar a fazer aquilo para que foi adquirido.
No entretanto, já se sabe, o troço entre Algeciras e Bobadilla não ficará electrificado a tempo, pelo que a Rail & Truck equaciona contratar em leasing operacional locomotivas Stadler Euro 4001, a diesel. Mas à cautela prefere deixar para mais tarde a realização do negócio.
O lançamento da AE ferroviária entre o porto de Algeciras e Saragoça ficou decidida no início de 2022. A ideia era (e é) colocar sobre carris as cargas que entram por Algeciras, desde logo provenientes do Norte de África, e que se destinam aos mercados do Centro e Norte da Europa.
As previsões apontam para a retirada de 40 mil camiões/ano das estradas espanholas e a poupança de nove mil toneladas de CO2.
Para quando, talvez 2027 / 2028, início da utilização da linha entre Elvas e Sines, mais provavel é 2030 !