A auto-estrada ferroviária Le Boulou-Bettembourg, operada pela VIIA, completou 11 anos de actividade.

VIIA opera AE ferroviária  Le Boulou-Bettembourg

Em funcionamento desde 2007, esta auto-estrada ferroviária liga a fronteira franco-espanhola com o Luxemburgo, ao ritmo de três comboios diários em ambas as direcções.O serviço atravessa a França com uma ligação diária directa, incluindo fins-de-semana e feriados.

Os comboios com até 850 metros de comprimento podem transportar até 2 300 toneladas. De acordo com a VIIA, os semi-reboques transportados pelo serviço reduzem as emissões poluentes (na comparação com os camiões) em até 62 mil toneladas de CO2 por ano.

O serviço é assegurado pelo operador francês em parceria com os caminhos-de-ferro do Luxemburgo (Société Nationale des Chemins de Fer Luxembourgeois) e liga ao terminal de Bettembourg-Dudelange, em operação desde 2016 e que permite o transbordo de 600 mil reboques e contentores por ano.

Esta infra-estrutura oferece a possibilidade de alcançar os terminais na Europa de Leste e Norte graças às conexões com duas auto-estradas (rodoviárias) internacionais. E também seguir, em comboio, até Antuérpia, para Norte.

 

 

 

 

 

Comments are closed.